Tratamento do autismo e hiperatividade

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Serviço

Tratamento do autismo e hiperatividade

Tratamento terapêutico

As terapias que são desenvolvidas visam adaptar a intervenção de uma maneira lúdica, respeitando o perfil biopsicossocial e a necessidade da criança e do adolescente. Tendo como objetivo formar bases saudáveis no processo de desenvolvimento infantil, para que as aquisições sejam alcançadas de maneira prazerosa e natural.

O processo terapêutico visa oportunizar momentos de aprendizagens com estímulos que visam potencializar o desenvolvimento das várias áreas do cérebro que beneficiam o processo de ensino e aprendizagem e a aquisição de habilidades e potencialidades. Sendo ofertados estímulos adequados que venham atender os interesses e às demandas de cada criança e adolescente. Privilegiando estratégias e métodos, baseados em evidências científicas, com propósito de uma intervenção que valoriza e intensifica o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos.

Dentre as abordagens e métodos oferecidos no processo terapêutico estão:

ABA – Intervenção baseada em ABA – Análise do Comportamento Aplicada. Que envolvem identificação de comportamentos e habilidades que precisam ser melhorados. Desenvolve estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores. Além disso, busca avaliar, explicar e modificar comportamentos inadequados.

DIR-FLOORTIME – é uma abordagem que visa à necessidade de adaptar a intervenção para o perfil biológico de cada criança, tendo por objetivo formar bases saudáveis para o processo de desenvolvimento e de desenvolver de maneira prazerosa e natural suas capacidades.

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL – Seus métodos tem como objetivo ajudar a pessoa reverter os pensamentos disfuncionais, para produzir uma mudança emocional e comportamental duradoura.

PSICOTERAPIA INFANTIL – Ajuda a criança e o adolescente a conhecer seu mundo interno e a enfrentar o meio externo, de modo a externalizar, através do brincar, suas angústias, desejos, fantasias e ansiedades.

PSICOMOTRICIDADE – baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial.

SELETIVIDADE ALIMENTAR E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR – Auxilia os responsáveis nas questões sobre alimentação infantil, como falta de apetite, fobia alimentar, seletividade alimentar, excesso ou falta de peso, entre outros. Avalia para intervir, caso seja necessário, na reeducação alimentar para beneficiar o desenvolvimento pleno.

Práticas baseadas em:

  • Princípios da integração sensorial – Organização das sensações e
    respostas adaptativas.
  • MOVAPRE – Movimento e aprendizagem.
  • Método Fonotape Elástico – Bandagem elástica e músculo facial.
  • PECS – Comunicação Alternativa. Comunicação por troca de figuras.

Equipe terapêutica multidisciplinar

Áreas terapêuticas

PSICOLOGIA – Estuda, investiga e explica as causas do comportamento com base no funcionamento da mente com várias abordagens. Possibilitando o autoconhecimento, a inteligência emocional, melhores relacionamentos interpessoais, desenvolvimento de habilidades e qualidade de vida.

NEUROPSICOLOGIA – Estuda a relação entre o sistema nervoso central, o cognitivo e o comportamento. Possibilitando a compreensão das condições neuropsicológicas de um indivíduo por meio de testes neuropsicológicos, estimulação e reabilitações de funções cognitivas.

NEUROPSICOPEDAGOGIA INFANTIL – Implica compreender o funcionamento do sistema nervoso e os transtornos do neurodesenvolvimento, adequando os métodos, as estratégias e os recursos ao funcionamento do cérebro. Proporcionando o desenvolvimento pleno na perspectiva preventiva e interventiva.

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA – Tem como principal objetivo desenvolver habilidades motoras, buscando a independência da criança e do adolescente nas atividades sociais, escolares e familiares.

FONOAUDIOLOGIA PEDIÁTRICA – Avalia os distúrbios, facilita e aperfeiçoa a comunicação do indivíduo, realizando ações de promoção e proteção da saúde nos aspectos fonoaudiológicos.

TERAPIA OCUPACIONAL – Reuni conhecimentos para emancipação e autonomia dos pacientes que apresentam prejuízos físicos, mentais, psicológicos, sociais e sensoriais na inserção e participação na vida social.

MUSICOTERAPIA – Auxilia no desenvolvimento infantil, na interação recíproca e na tolerância, melhora a comunicação, estimula a linguagem e imitação, facilita a percepção corporal, contribui no processamento emocional, desenvolve funções cognitivas, perceptivas e sociais.

NUTRIÇÃO INFANTIL – Auxilia os responsáveis nas questões sobre alimentação infantil, como falta de apetite, fobia alimentar, seletividade alimentar, excesso ou falta de peso, entre outros. Avalia para intervir, caso seja necessário, na reeducação alimentar para beneficiar o desenvolvimento pleno.

Principais transtornos que impactam o desenvolvimento infantil

É de total importância considerar os fatores de risco para o desenvolvimento na avaliação de saúde da criança, priorizando a prevenção e a diminuição dos agravos das patologias encontradas na população infantil. Os desvios no desenvolvimento quando comparados aos padrões de normalidade, trazem indícios de que algo não está funcionando corretamente. Dentre os principais transtornos encontrados no desenvolvimento infantil, estão:

✔️ Transtorno do Espectro Autista (TEA).
✔️ Deficiência intelectual.
✔️ Transtornos da comunicação.
✔️ Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
✔️ Transtornos Específicos da Aprendizagem.
✔️ Transtornos Motores.
✔️ Transtorno Depressivo.
✔️ Transtorno de Ansiedade.
✔️ Transtornos relacionados a Traumas e Estressores.
✔️ Transtornos Alimentares.
✔️ Transtornos da Conduta.
✔️ Encefalopatia Crônica da Infância (Paralisia Cerebral).
✔️ Síndrome de Down e demais patologias genéticas.
✔️ E demais atrasos e/ou alterações no Desenvolvimento Infantil.

Projetos desenvolvidos através da equipe terapeutica multidisciplinar

Oficinas terapêuticas

Visam oportunizar momentos de aprendizagens para potencializar o desenvolvimento da organização, socialização, habilidades e superação.

Articulação entre clínica terapêutica e educação sob um olhar interdisciplinar

O desafio da articulação da clínica terapêutica e a educação refere-se à possibilidade da educação poder ter relação com a interdisciplinaridade, sendo possível correlacionar o processo de ensino e aprendizagem com o desenvolvimento infantil, para favorecer o desenvolvimento das áreas do cérebro em vários eixos: motor, linguagem, socioemocional, sensorial, adaptativo e cognitivo. A interdisciplinaridade aponta para a integração entre a educação com as diferentes áreas do conhecimento.

A articulação entre a Clínica Terapêutica ITA MED e a Educação entende a proposta de visitação escolar para o compartilhamento de informações por profissionais habilitados e qualificados para identificação, elaboração e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas e respeitando o funcionamento do cérebro. Resultando na compreensão da proposta de contribuição em conhecimento para a minimização das dificuldades da inclusão dos alunos que são pacientes da Clínica ITA MED, sem impor nenhuma obrigação, mas construir uma parceria a partir da articulação para inserir práticas mais eficazes no ambiente educacional voltado para aqueles que apresentam limitações na aprendizagem devido a deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento ou patologias orgânicas neurológicas.

Capacitação de responsáveis de crianças com transtornos

A capacitação de responsáveis de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento tem como principal objetivo aumentar a efetividade da intervenção através de conhecimentos baseados nas evidências cientificas. Ensiná-los a avaliar as circunstâncias ambientais que estão produzindo ou mantendo os comportamentos inadequados e praticar procedimentos para o desenvolvimento de novas habilidades. Desse modo, com o conhecimento serem capazes de controlar e idealizar atitudes de prevenção.

Precisa de ajuda?

Venha conhecer a Equipe Terapêutica Infantil da ITA MED e elimine suas dúvidas.
Fique atento aos sinais e procure ajuda!

Endereço: Rua 1 de Maio, nº 1348, bairro Niterói – Itaperuna – RJ
E-mail: itamedterapias@gmail.com
Telefone: (22) 3824-7399 / (22) 98810-7398

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